sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Sem o Youtube e agora sem o youtube-dl????

Desde o ano passado, eu comecei a utilizar o youtube-dl para salvar em meu computador um ou outro vídeo que eu achava interessante no Youtube. Mas na verdade nem sempre era preciso, pois muitas vezes o vídeo, logo depois de assistido, estava na pasta cache do Firefox (em /home/pasta_do_usuário/.mozilla/firefox/******.default/Cache), só tinha o trabalho de copiar e colar em outro local. Quando não estava, ia para o terminal e digitava:

marques@marques-desktop:~$ youtube-dl http://www.youtube.com/watch?v=hkDjFI5OKqg

Nestes últimos dias, devido a minha "excelente" banda larga (veja aqui e aqui), não só não conseguia ver um vídeo inteiro no Youtube, como ainda não conseguia baixar um vídeo inteiro com o youtube-dl. Sempre parava. Mas para isso, tinha uma solução:

marques@marques-desktop:~$ youtube-dl -g http://www.youtube.com/watch?v=hkDjFI5OKqg

A opção -g (--get-url) me retornava o endereço do vídeo. Depois, era só utilizar:

marques@marques-desktop:~$ wget -c endereço_do_vídeo

Isso até ontem. Hoje tentei novamente, e não deu certo. Após muito analisar, cheguei a conclusão de que o Youtube mudou a sua programação, inviabilizando a utilização do programa. Para não ficar sem o Youtube até a atualização do youtube-dl, tive que apreender como a coisa funcionava.

Usando como exemplo o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=wjfZsosM9Rg, descobri que próximo a linha 100 tem uma declaração que começa assim:

var swfArgs = {"sourceid": "y", "video_id": "wjfZsosM9Rg", "l": 243, "sk": "rJVkSdKW502_sBDakqgXTAR", "t": "OEgsToPDskK3c4FUV61I9g02BPNHrNPP", [...]

O importante é as partes que estão em destaque. Com elas, vamos para o wget:

marques@marques-desktop:~$ wget -c "http://youtube.com/get_video?video_id=wjfZsosM9Rg&t=OEgsToPDskK3c4FUV61I9g02BPNHrNPP"

E o vídeo vem...


Dá um trabalho fazer isso, mas para mim que não consigo ver um vídeo no Youtube por causa da minha "banda larga", não tenho escolha.

F.M.