sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Domínio Personalizado no Blogger...

Quem tem acompanhado o meu blog desde o início, deve ter notado que agora eu tenho um domínio personalizado, www.fabiano.marques.nom.br, ao invés do endereço do Blogspot http://marquesfab.blogspot.com (que também funciona, redirecionando para cá).

Como fazer isso no Blogger???? bem simples....

Primeiro, entre no sitio de registro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, http://www.registro.br (caso queira um domínio com a extensão .br) , e verifique se o nome do domínio desejado está disponível. O registro de domínios .nom.br custam atualmente R$ 30,00, por 3 anos, e os demais (.com.br, .org.br, .net.br, .adv.br e etc. A lista completa de DPNs disponíveis pode ser vista aqui.) custam R$ 30,00, por um ano. Encontrando um domínio disponível, vamos adiante.

No Blogger, precisamos de um servidor de hospedagem, como o EveryDNS.net (que é "digratiz"). Entre em http://www.everydns.net, e crie uma conta (formulário no centro da página).


Depois, adicione o domínio que você viu que esta disponível (Add new domain), no meu caso, fabiano.marques.nom.br, e clique no botão ">> Basic".


Clique no domínio cadastrado, à esquerda, que ira abrir a página de edição à direita. Preencha a mesma da seguinte forma:
Fully Qualified Domain: www
Record type: escolha CNAME
Record Value: ghs.google.com

E clique em "Add Record". Aqui está pronto.


Esta configuração é a recomendada pelo Blogger, como pode ser visto aqui (em inglês). O sitio EveryDNS.net é o primeiro na lista que é gratuito, os demais eu não verifiquei. Uma versão em português, só que para o Google Apps, pode ser vista aqui. Pulei as questão mais técnicas. Para um maior aprofundamento, veja o Guia Básico para DNS do Google Apps.

Agora vamos registrar o nosso domínio. Voltando para o Registro.br, clicamos em Registro (https://registro.br/cgi-bin/nicbr/stini). Caso não tenha um ID (login) no Registro.br, é necessário cadastrar, clicando em "Não possui identificação?" e preenchendo os campos.

Feito isso, entre no sistema. Primeiro, precisamos saber se o novo domínio que queremos cadastrar é "Institucional" (pessoas jurídicas), tipo .com.br, .org.br, "Profissional Liberal", tipo .eti.br, .adv.br, ou "Pessoa Física", tipo .nom.br, .blog.br. A lista de DPNs disponíveis, e suas classificações, pode ser vista aqui. No meu caso, cliquei em "Pessoa Física".

Após concordar com o contrato para registro, preencha os campos do cadastro. Digite o domínio disponível, escolha o DPN e preencha os demais campos. Nas informações sobre os contatos, poderá repetir o seu ID nos contatos técnicos e de cobrança.

Nas Delegações DNS, preenchemos os campos com os servidores da EveryDNS.net ...

ns1.everydns.net
ns2.everydns.net
ns3.everydns.net
ns4.everydns.net

...e clicamos em "Entrar". Se der tudo certo, recebemos um e-mail confirmando o cadastro (e o boleto para pagamento ....). Se der algum problema, o sistema envia um e-mail com as pendências (Na hora que eu fiz o cadastro, o servidor "ns1.everydns.net" apareceu com erro de "Tempo esgotado". Alterei a ordem, colocando o ns4.everydns.net como master. Funcionou.).

Leva alguns tempo até nosso domínio estar disponível nos servidores mundo afora (o registro.br atualiza a lista de domínios a cada 30 minutos). É bom esperar algumas horas, antes de seguir adiante...

Para terminar, temos que configurar o Blogger. Em Configurações, na aba Publicação, clicamos em Domínio personalizado, em "Ir para configurações avançadas", preenchemos com o nosso domínio criado....

... e clicamos o botão "Salvar Configuração". Está feito.

F.M.