terça-feira, 16 de junho de 2009

Gerenciando dados de GPS com o Viking...

Uma das características do meu novo emprego é que em boa parte dos locais em que devo ir fica na área rural dos municípios, sendo que, por obvio, a (in)precisão do endereçamento envolvem alguns quilômetros de estrada de chão. Felizmente, em boa parte dos locais, tenho previamente a posição geográfica, o que me levou a adquirir um navegador GPS. Analisando praticidade, facilidade de uso e custo, escolhi o eTrex Legend da Garmin. O aparelho vem acompanhado de um cabo de interface, permitindo ser ligado a um computador utilizando uma porta serial, que eu previamente já sabia que poderia ser feito no Ubuntu.

Faltava escolher o programa. Testei alguns que estavam disponíveis pelo gerenciador de aplicativos, e acabei escolhendo o Viking. O Viking é um programa para gerenciar dados de GPS, que permite importar e traçar trilhas e waypoints. Para importar dados do eTrex é bem simples. Basta ir no menu File -> Acquire -> From GPS, que a janela de opções é aberta:
Basta dar OK, que a importação começa:

Eu tenho o costume de exportar cada nova trilha no formato GPX, que permite a utilização dos dados por outros programas, como por exemplo o Google Earth. Um detalhe importante é que a atual versão (0.9.8) não permite exportar individualmente cada trilha (como dito aqui). Para contornar isso, é preciso inicialmente criar um novo TrackWaypoint Layer (em Layers -> New TrackWaypoint Layer) e arrastar a nova trilha para lá, exportando este novo layer.

O programa tem outras ferramentas, e consegui construir mapas com diversos layers facilmente.


Uma característica interessante é que o programa permite gerar uma imagem do mapa (em File -> Generate Image File), tornando útil para diversos fins.


F.M.