sábado, 4 de julho de 2009

Criando Mapas para o GPS da Garmin...

Como comentei no post Gerenciando dados de GPS com o Viking..., adquiri recentemente um navegador GPS modelo eTrex Legend da Garmin. Um dos problemas ao se adquirir este e boa parte dos navegadores existentes são seus mapas, já que muitas vezes mal tem o traçado correto das principais rodovias e vias das principais cidades do Brasil, quanto mais o traçado das estradas do interior de Rodeio Bonito e arredores. E, infelizmente, fazer mapas para estes navegadores não é algo muito simples, já que os fabricantes, via de regra, não auxiliam os usuários nisso (para entender um pouco os motivos e dificuldades, sugiro a leitura do artigo Criando Mapas de Fundo para GPS Garmin™, do criador do programa GPS TrackMaker).

No Brasil, um grupo de usuários, sabedores destas dificuldades, se uniu com o intuito de construir mapas para os GPS da Garmin, o Projeto TrackSource. O grupo esta ativo, produzindo bons mapas, e inicialmente pensei em contribuir com o projeto, coletando e desenvolvendo o mapa aqui da minha região. O único problema foi que os programas utilizados eram baseados no sistemas operacional das janelinhas, e a utilização destes através do Wine se mostrou instável e improdutiva. Procurando soluções, me deparei com o OpenStreetMap.

O OpenStreetMap é um projeto que tem por objetivo fornecer a todos mapas free as in speech, sendo um projeto colaborativo, em que qualquer pessoa pode auxiliar, seja coletando dados, seja editando os mapas. O upload dos dados coletados são realizados no formato gpx, que podem ser gerados no Viking, como mencionei no meu post anterior. E o projeto possui um editor online, o Potlatch, desenvolvido em Flash, que permite a edição de mapas em qualquer navegador (possui tambem o editor JOSM, presente nos pacotes do Ubuntu, que, confesso, não usei). Em questão de minutos/horas depois de cada edição, os dados são renderizados para que todos possam se beneficiar do projeto.


E o melhor de tudo, é que o projeto não para por aí. Um dos programas oriundos do projeto é o Mkgmap, presentes nos pacotes do Ubuntu, que é um programa em Java que converte os mapas OpenStreetMap para o formato utilizado nos GPS da Garmin, de forma bem simples. Basta exportar a área do mapa desejada no formato de dados XML OpenStreetMap (*.osm), através do sitio do projeto, e sobre o arquivo gerado, dar o comando mkgmap, por exemplo mkgmap mapa.osm, que o arquivo é gerado.


Agora só falta transferir o arquivo .img gerado para o navegador GPS. Para isso, usei o Sendmap, programa que tem uma versão free as in beer, do mesmo criador do programa cGPSmapper. Depois de baixar o programa e marcar como executável, é dar o comando, no meu caso foi sendmap17Lstatic /dev/ttyS0 -u 63240001.img, e sair por aí com o GPS.

F.M.